Devo ter o batismo nas águas para ser salvo? E se eu não me batizar?

Existe uma série de dúvidas sobre este assunto, a dúvida que será explicada neste artigo, segundo as Escrituras é: “Eu devo ter o batismo nas águas, eu devo ser batizado nas águas para ser salvo?”

sendo batizado com o batismo do espirito santo

Se você está neste artigo, é porque você possui esta dúvida. A seguir você verá um versículo que lhe deixará com mais dúvidas ainda, mas não se preocupe, este versículo será a base para tirar todas as dúvidas sobre este assunto do batismo nas águas:

Efésios 4:5

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

batismo nas aguas

Existe UM SÓ BATISMO. O que isso quer dizer? Quer dizer que um dos dois batismos pregados no mundo inteiro está errado. Porque o que é pregado na maioria das Igrejas são 2 batismos diferentes. Um é o verdadeiro batismo e o outro batismo é apenas uma doutrina de homens, o batismo que é o errado é aceito por haver grandes erros teológicos na compreensão da Bíblia pela maioria dos cristãos.

Os dois batismos que são pregados é o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo. Como está no versículo acima, existe um só batismo. Um desses batismos é errado, não deve ser praticado, por haver um só batismo.

Vamos ao ponto: O verdadeiro e único batismo é o batismo no Espírito Santo. Ninguém é salvo pelo batismo nas águas. Na nova aliança, o justo viverá por fé, o justo é salvo pela fé e não por obras, ninguém é salvo por obras. O batismo nas águas é uma obra da carne.

Vamos agora ao ponto principal deste artigo:

Porque muitas Igrejas pregam que o crente deve ter o batismo nas águas para ser salvo?

aguas-batismo

A resposta que a maioria das Igrejas dão é porque Jesus se batizou nas águas e por isso também devemos nos batizar para sermos salvos.

Aqui há falta de conhecimento, há grandes erros de compreensão. Jesus se batizou nas águas para CUMPRIR A LEI e não por outro motivo. Muitos também dizem que o batismo nas águas serve para a purificação de pecados, mas se Jesus, sendo o próprio Messias, nunca teve pecados, ele nasceu sem pecado, porque então ele se batizou nas águas?? Justamente para cumprir a lei.

Mateus 3:13,14,15

13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.

14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

Veja acima que no versículo 14 Jesus disse que ele precisava ser batizado. Mas se ele era e é o próprio Messias, se ele não tinha pecado, por qual motivo ele pediu para ser batizado nas águas? O ÚNICO motivo de Jesus pedir para ser batizado no rio Jordão está no versículo seguinte:

15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.

*cumprir toda a justiça = cumprir a lei.

Jesus veio a terra para cumprir a lei (Antigo Pacto) e o batismo nas águas era um dos sacrifícios que Jesus teve que fazer para cumprir a lei, além de outros sacrifícios como o de jejuar 40 dias no deserto e o sacrifício final na cruz do calvário.

Este momento que Jesus se batizou no rio Jordão era um momento histórico e definitivo, que Paulo o interpretou em Romanos 10:4:

Romanos 10:4

Porque o fim da lei é Cristo…

Veja o que Jesus disse em Mateus 5:17:

Mateus 5:17

17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Esse batismo nas águas era pregado por João Batista. Veja que em nenhuma parte do Antigo Testamento está escrito que os escolhidos deviam ser batizados nas águas para serem salvos. Você não vê em nenhum dos 39 livros do Antigo Testamento a frase “batismo nas águas”, não há nenhum sinal de que a salvação dos Judeus se passava pela purificação na água. Esse batismo era pregado somente pela tribo de João batista, para arrependimento.

A própria Palavra diz que Jesus batiza com o Espírito Santo e não com água:

Mateus 3:11

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Na Bíblia, “fogo” quer dizer pureza. É espiritual, é pureza, é pelo Espírito Santo que Jesus batiza, a carne não tem nenhuma participação na salvação, a própria carne não entrará no Reino de Deus, mas sim o espírito.

Agora você entenderá um outro ponto muito importante em relação ao porque Jesus se batizou nas águas:

batismo-em-aguas

Cristo tipificava o sacrifício do Antigo Pacto, diz na palavra que Jesus foi o sacrifício perfeito para o cumprimento da lei.

O momento que Cristo se batizou tipificava no Antigo Testamento o tabernáculo. O sacerdote, quando queria oferecer um sacrifício a Deus, um cordeiro perfeito sem manchas, sem rugas, sem defeitos, ele primeiro lavava o cordeiro numa bacia chamada a bacia da propiciação e depois levava o cordeiro a mesa do sacrifício e o imolava e aquele sangue (o sangue do cordeiro) era levado para dentro dos Santo dos Santos e era aspergido sobre a arca.

Jesus Cristo quando se batizou, primeiro ele se lavou porque ele tipificava o sacrifício do tabernáculo, então primeiro ele se batizou para se lavar (tipificando quando o sacerdote lavava o cordeiro no Antigo Pacto, para o sacrifício) e depois ele foi imolado na cruz do calvário tipificando o sacrifício do Antigo Pacto.

Jesus Cristo era o sacrifício perfeito para cumprir a lei, e o batismo nas águas era a tipificação da lavagem do cordeiro no Antigo Pacto, por isso Jesus se batizou.

3 anos depois Jesus entregou a sua vida na cruz do calvário e foi efetuado neste momento o batismo do sangue do cordeiro. O cordeiro foi imolado para a nossa salvação e depois do Pentecostes, deixou de ser o batismo do sangue do cordeiro para ser o batismo no Espírito Santo.

A tradição Essênica do batismo nas águas que João Batista trouxe da sua tribo foi abolida por Jesus na cruz do calvário, esta prática não serve mais para a salvação.

Na palavra está escrito que Jesus fez todos os sacrifícios para que não precisássemos mais fazer, está explícito em Romanos 10:4, o fim da lei é Cristo.

No novo pacto, na nova aliança, no verdadeiro Evangelho que é o Evangelho da graça de Deus, HÁ UM SÓ BATISMO, O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO.

Infelizmente a maioria das Igrejas deste país misturam a lei com a graça, dizendo que para a pessoa ser salva, ela deve mergulhar-se em um rio ou em uma piscina, como se a carne tivesse participação na salvação e como se Deus tivesse pacto com a nossa carne. E outra, como se a salvação ainda fosse por obras.

Termino com o 1º versículo deste artigo, que resume todo o tema deste artigo:

Efésios 4:5

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Senhor = Jesus Cristo

Uma só fé = o dom da fé que Deus deu aos seus escolhidos

UM SÓ BATISMO = O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO

 

Talvez você diga agora: “Ok, mas como eu recebo o batismo do Espírito Santo? Como sou batizado no Espírito Santo?” Leia os 2 artigos nos links abaixo e entenderás tudo sobre este assunto:

Como receber o batismo do Espírito Santo, parte 01

Como receber o batismo do Espírito Santo, parte 02

 

Qualquer dúvida, pergunta ou sugestão, deixe nos comentários abaixo!

 

Graça e Paz a todos! Toda a glória seja dada a Jesus Cristo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 Comentários



  1. Eu gostaria de ter a oportunidade de conversar mais sobre esse assunto. Porque a explicação acima tem, realmente, embasamento. Eu fui criada acreditando que a pessoa sendo batizada era o certificado da salvação e não é, pelo que foi revelado na Palavra que está ao nosso alcance e fomos levado a uma interpretação errônea.

    Responder

    1. Olá Mônica! Acredito que por e-mail seria a melhor forma de nós conversarmos mais sobre o assunto. Você poderá entrar em contato comigo através do e-mail [email protected]
      Só poderei conversar contigo pelo e-mail no domingo, nos outros dias da semana possuo vários compromissos. Será um prazer falar contigo sobre o batismo.

      Lucas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *